sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Diferença entre Ensino integrado e Ensino inclusivo



Esses dois termos são utilizados, nas mais variadas esferas, como se tratassem de sinônimos. Sob outra ótica, fica clara a evidência de que esses termos educacionais são abordados, como se tivessem o mesmo significado de maneira equivocada, tendo em vista a forma como cada um é concebido pelos estudiosos. 
O ensino integrado se dá quando crianças, que possuem algum tipo de deficiência, se fazem presentes nas escolas regulares, mas tendo a necessidade de se adaptarem as condições presentes naquele ambiente, que são, nesse caso, favoráveis aos demais estudantes. Exemplo: se uma criança com dificuldades auditivas é integrada numa escola regular, ela pode usar o aparelho auditivo, mas, para que ela se integre aos demais alunos, precisará aprender a falar.
Já o ensino inclusivo tem uma concepção que parte do ponto de vista sociológico de deficiência e diferença, reconhecendo assim que todas as crianças são diferentes entre si e que o sistema de ensino deve de adequar a essas diferenças e estabelecer estratégias e/ou políticas públicas de um atendimento educativo de qualidade para todos os alunos, sendo eles alunos com necessidades especiais ou não.
 O objetivo maior da Educação Inclusiva é respeitar todas as diferenças para que, a partir daí haja um atendimento qualitativo das necessidades individuais de todos os alunos. 



Para conhecer mais, acesse: http://facitec.br/revista/web/pedagogia/download/2_2.pdf

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