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Uma das inovações trazidas pela Política Nacional de
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é o Atendimento
Educacional Especializado - AEE, um serviço da educação especial que
"[...]identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de
acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos,
considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).
O AEE
complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na
escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. É
realizado, de preferência, nas escolas comuns, em um
espaço físico denominado Sala de Recursos Multifuncionais.
Portanto, é parte integrante do Projeto Politico Pedagógico da escola.
Ropoli, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva/ Edilene Aparecida Ropoli... [et.al.]. - Brasília: Ministério da EWducação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. v.1. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)
Abaixo os Senhores, poderão observar o relato de uma professora de uma das Redes Municipais de Salvador
"Antes de se iniciar o trabalho com
alunos com necessidades educacionais especiais, faz- se necessário conhecer seu
diagnóstico, limitações, potencialidades, atendimentos realizados com equipe
multidisciplinar, assim como, as áreas/materiais de interesse do mesmo.
Realizado este levantamento prévio acerca das
particularidades deste sujeito é interessante que o professor viabilize uma
sensibilização na sala a acerca da inclusão do colega com necessidades
especial. Isto favorecerá a fluidez do trabalho pedagógico, tanto na instância
coletiva como individual.
Outro aspecto importante é pensar
sobre as competências e habilidades postas no currículo de determinada série
que o aluno está matriculado. É fato que em
decorrência de comprometimentos cognitivos, sensoriais ou motores alguns
educandos não conquistem tais habilidades conforme esperado para o período,
contudo, pode-se pensar num currículo paralelo, adaptações de atividades/materiais
e suplementação dos estudos com o acesso ao AEE (atendimento educacional
especializado no contraturno as atividades escolares).
Para que a inclusão se efetive, o
alinhamento dos aspectos citados acima favorecerão significativamente o
processo. Desta forma, no que tange as estratégias metodológicas, seguem algumas
dicas:
- O professor deve explorar a
oralidade e diversas formas de comunicação/expressão do aluno durante a
aula (aulas expositivas e vivenciais de modo a explorar o embate de
ideias, atenção e concentração do aluno e turma);
- Buscar integrà-lo a turma com
direcionamento de ações de apoio e solidariedade dos colegas para com o
mesmo (ex: empurrar uma cadeira de rodas, ajudá-lo a manusear os materiais,
ser escriba, etc);
- Proporcionar à turma situações/circunstâncias
que favoreçam a empatia e respeito à diversidade em relação ao educando
com necessidades educacionais especiais; (ex: aula de vôlei sentado,
experiências em sala de abordar os conteúdos e interagir com os materiais
conforme limitações do colega com necessidades educacionais especiais.
- Promover diferentes formas de se
abordar um conteúdo de forma criativa, lúdica e com materiais concretos
que despertem o interesse e motivação educando/grupo;
- Realizar produções coletivas que
favoreçam a participação e inclusão, respeitando os potenciais e
limitações do sujeito;"
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