terça-feira, 23 de fevereiro de 2016




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            Uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é o Atendimento Educacional Especializado - AEE, um serviço da educação especial que "[...]identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).

            O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. É realizado, de preferência, nas escolas comuns, em um espaço físico denominado Sala de Recursos Multifuncionais. Portanto, é parte integrante do Projeto Politico Pedagógico da escola.

Ropoli, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva/ Edilene Aparecida Ropoli... [et.al.]. - Brasília: Ministério da EWducação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. v.1. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)

Abaixo os Senhores, poderão observar o relato de uma professora de uma das Redes Municipais de Salvador 

"Antes de se iniciar o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais, faz- se necessário conhecer seu diagnóstico, limitações, potencialidades, atendimentos realizados com equipe multidisciplinar, assim como, as áreas/materiais de interesse do mesmo.

 Realizado este levantamento prévio acerca das particularidades deste sujeito é interessante que o professor viabilize uma sensibilização na sala a acerca da inclusão do colega com necessidades especial. Isto favorecerá a fluidez do trabalho pedagógico, tanto na instância coletiva como individual.

Outro aspecto importante é pensar sobre as competências e habilidades postas no currículo de determinada série que o aluno está matriculado. É fato que em  decorrência de comprometimentos cognitivos, sensoriais ou motores alguns educandos não conquistem tais habilidades conforme esperado para o período, contudo, pode-se pensar num currículo paralelo, adaptações de atividades/materiais e suplementação dos estudos com o acesso ao AEE (atendimento educacional especializado no contraturno as atividades escolares).

Para que a inclusão se efetive, o alinhamento dos aspectos citados acima favorecerão significativamente o processo. Desta forma, no que tange as estratégias metodológicas, seguem algumas dicas:
  • O professor deve explorar a oralidade e diversas formas de comunicação/expressão do aluno durante a aula (aulas expositivas e vivenciais de modo a explorar o embate de ideias, atenção e concentração do aluno e turma);
  • Buscar integrà-lo a turma com direcionamento de ações de apoio e solidariedade dos colegas para com o mesmo (ex: empurrar uma cadeira de rodas, ajudá-lo a manusear os materiais, ser escriba, etc);
  • Proporcionar à turma situações/circunstâncias que favoreçam a empatia e respeito à diversidade em relação ao educando com necessidades educacionais especiais; (ex: aula de vôlei sentado, experiências em sala de abordar os conteúdos e interagir com os materiais conforme limitações do colega com necessidades educacionais especiais.
  • Promover diferentes formas de se abordar um conteúdo de forma criativa, lúdica e com materiais concretos que despertem o interesse e motivação educando/grupo;
  • Realizar produções coletivas que favoreçam a participação e inclusão, respeitando os potenciais e limitações do sujeito;"

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