quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Diferenciar para incluir...


A Política Nacional de Educação Especial de 2008 trouxe novas concepções à atuação da educação especial, nos sistemas de ensino do nosso país. De substitutiva do ensino comum para alunos com deficiência, a educação especial se volta atualmente à tarefa de complementar a formação dos alunos que constituem seu público-alvo, por meio do ensino de conteúdos e utilização de variáveis recursos que lhes conferem a possibilidade de acesso, permanência e participação nas turmas comuns de ensino regular, com autonomia e independência para alcançar o sucesso escolar. 
Os objetivos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva asseguram a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para:
  • garantir o acesso de todos os alunos ao ensino regular (com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados de ensino;
  • formar professores para o AEE e demais professores para a inclusão;
  • garantir a acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, comunicações e informação;
  • estimular a participação da família e da comunidade no ambiente escolar;
  • promover a articulação intersetorial na implementação das políticas públicas educacionais;
  • oferecer o Atendimento Educacional Especializado – AEE para esses alunos.


Garantindo esses direitos podemos dizer que teremos mais políticas educacionais voltadas para a educação especial no que concerne à concretização dessa lei, pois de nada adianta tanta discussão quando na verdade o quadro que encontramos nas nossas escolas é de total descumprimento dessas leis.



  • Saiba mais lendo este artigo: 
http://diversa.org.br/artigos/artigo/diferenciar_para_incluir_a_educacao_especial_na_perspectiva_da_educacao_inclusiva




Nenhum comentário:

Postar um comentário